Logo Agência Cidades
TOP 100 Good Practice Stories

Rota do Enxaimel entra no 'Top 100' do turismo sustentável mundial

Vila de imigrantes pomeranos no interior de Santa Catarina, patrimônio histórico e paisagístico, agora também recebe selo de 'turismo verde'

31/10/2024 - 16:21 Por Wilson Lopes

A Green Destinations, entidade holandesa que reconhece práticas inovadoras que valorizam a sustentabilidade e o desenvolvimento de destinos turísticos, incluiu a Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), na lista das 100 melhores histórias de iniciativas de turismo sustentável do mundo.

O ‘TOP 100 Good Practice Stories’ está na 10ª edição e, neste ano, apontou destinos em 32 países (Albânia, Austrália, Belize, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Chile, Chipre, Croácia, Eslovênia, Espanha, Estônia, EUA, Filipinas, Finlândia, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Jordânia, Laos, Macedônia do Norte, Marrocos, México, Montenegro, Peru, Peru, Portugal, República da Coreia, Romênia, Tailândia e Taiwan).

No Brasil, além de Pomerode, outros 13 destinos foram reconhecidos: 

  • Barão de Cocais: Cultura e tradição celebradas pela culinária mineira
  • Bodoquena: Parceria Ambiental: Fortalecendo Comunidades por meio do Turismo
  • Bom Jardim da Serra: 300 Anos de História: Fazendas que Moldaram os Campos da Serra Catarinense
  • Bombinhas: Mestres da Tradição: salvaguardando o legado cultural de Bombinhas
  • Fernando de Noronha: Noronha Plástico Zero
  • Itá: Cachaça de Itá: preservação da história e dos negócios por meio do turismo
  • Penha: Caminhos dos Pescadores: onde a tradição encontra a natureza
  • Santa Cruz: Santa Rita de Cássia – O Monumento que Transformou uma Cidade
  • São Miguel do Gostoso: Feira Agroecológica: cultivando o turismo sustentável em São Miguel do Gostoso
  • Sirinhaém: Turismo de Base Comunitária: um protagonismo da “mulher marisqueira”
  • Tamandaré: A liderança do Padre Arlindo na busca pelo desenvolvimento sustentável em Tamandaré
  • Tibau do Sul: Natureza Viva e Ecoturismo no Parque
  • Treze Tílias: Cultura Austríaca: a ponte que une gerações e sustenta a comunidade
As casas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio histórico em 1990 (Prefeitura Pomerode)

Rota do enxaimel: Um círculo virtuoso de prosperidade e conservação

A Rota do Enxaimel está situada em um vale na cidade de Pomerode, onde se estabeleceram imigrantes pomeranos no final do século XIX [a Pomerânia era uma região histórica e geográfica localizada na costa sul do mar Báltico, entre a Alemanha e a Polônia]. Ao longo de 16km, o Testo Alto guarda um rico patrimônio cultural, histórico e paisagístico. Entre encostas cobertas pela Mata Atlântica, estão 50 casas construídas por meio da técnica enxaimel (a maior concentração do gênero fora da Europa). Por lá, a língua pomerana, a comida, a música, o artesanato e os costumes agrícolas ainda são mantidos por seus descendentes.

As casas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio histórico em 1990, e o cenário verde foi tombado como patrimônio paisagístico em 2007 - um dos poucos locais do Brasil a obter essa proteção.

Há percursos pedestres e cicláveis, riachos e cachoeiras, produtores locais de panificação, conservas de vegetais, artesanato, viveiros de plantas e diversas famílias transformaram suas antigas casas em atrações turísticas, restaurantes típicos ou pousadas.

Herança cultural

O 'case' de Pomerode destacou-se pela organização de artesãos, empresários e famílias de agricultores na criação de soluções para promover o destino turístico e, ao mesmo tempo, manter os cerca de 3 mil moradores na região, preservando a agricultura familiar e a herança cultural dos antepassados. Atualmente, metade dos associados vive exclusivamente do turismo.

Destaque para a Associação da Rota do Enxaimel, criada por empreendedores em 2021, que reúne 34 empresas e negócios familiares que atuam em gastronomia, hospedagem, experiências, produtos coloniais, trilhas ecológicas, entre outros serviços voltados ao turismo. 

Ao longo desses três anos, ações conjuntas e estruturadas permitiram que os associados se profissionalizassem e novos negócios surgissem. Investimentos possibilitaram a sinalização e comunicação do destino e o número de visitantes, que rondava a casa dos 30 mil por ano em 2021, saltou para 200 mil. Para o presidente da associação, o metalúrgico Rogério Siewert, o crescimento no número de visitantes mudou a realidade das famílias. 

“Estou deixando a empresa onde trabalhei por 25 anos como operador de máquina e agora vou me dedicar 100% à visitação da minha casa, onde conto a história dos meus antepassados aos turistas. O objetivo é incentivar para que mais famílias se envolvam com o turismo cultural, que além de ser uma atividade econômica é também uma forma de preservar o patrimônio histórico e as tradições”, planeja. 

Avaliação rigorosa

Para entrar na lista, a Rota do Enxaimel passou por uma avaliação rigorosa. Foram analisados 15 critérios essenciais de sustentabilidade, com base nas diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). 

Ao todo, foram mais de 170 inscrições de 45 diferentes países. Os critérios de seleção consideraram elementos como a qualidade da história, aplicabilidade, nível de inovação e presença de todos os pilares da sustentabilidade.

“O grande desafio é mostrar para as pessoas que o turismo no mundo, e aqui muito mais, está calcado em passado e futuro. No passado, pela autenticidade, e no futuro, pela sustentabilidade. A única maneira de manter isso é preservando essa herança em Pomerode através das famílias nos seus negócios”, explica Ivan Blumenschein, vice-presidente da associação.

De autoria do senador Jorge Seif (PL), relatado pela senadora Ivete da Silveira (MDB), o Projeto de Lei 5814/2023 foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado e aguarda aprovação da Câmara dos Deputados para entrar em vigor, criando a ‘Rota Turística do Enxaimel’, em Pomerode. A nova lei facilitará o acesso do destino a programas federais de desenvolvimento e captação de recursos.

Acesse o ‘TOP 100 Good Practice Stories’>>

Acesse o site da Rota Turística do Enxaimel>>

Acesse o Projeto de Lei 5814/2023>>

@jorgeseifjunior @senadoraivete_oficial @prefeiturapomerode @green.destinations @rotaenxaimel


 


Deixe seu Comentário