Logo Agência Cidades
Morro do Chapéu

Um bom vinho, além da chapada...

Enoturismo de Morro do Chapéu impulsiona economia da Chapada Diamantina

26/02/2025 - 17:41 Por Wilson Lopes

O município de Morro do Chapéu (33.594 habitantes), na zona turística da Chapada Diamantina, dispõe de um tipo de solo que, associado ao clima, com calor durante o dia e frio à noite, é considerado propício para o plantio de uva e para a produção de vinhos. É o que se chama de “terroir”, um termo francês que se refere a um conjunto de características geográficas, climáticas, geológicas de uma determinada região.

Atualmente, quatro vinícolas estão instaladas no município (Vaz, Santa Maria, Reconvexo e Sertania) e mais quatro novas unidades foram anunciadas. Elas integram a Rota do Vinho, uma iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com as empresas, que inclui a vinícola Uvva, em Mucugê (12.137 habitantes). O órgão desenvolve ações de capacitação e promoção, para impulsionar o enoturismo na Chapada, que produz rótulos premiados em competições nacionais e internacionais.

Para atrair mais visitantes, o segmento realiza eventos como a Vindima de Verão, a festa da colheita da uva, promovida pela vinícola Vaz, que movimenta serviços turísticos em Morro do Chapéu, oferecendo a experiência de vivenciar a colheita no parreiral e o processo de produção do vinho, com música, degustação e a tradicional pisa da uva. Apreciadores da bebida, da Bahia, de outros estados e até do exterior, participaram das atividades.

O plantio de uva em Morro do Chapéu começou em 2009, estimulado pelo Governo do Estado, que importou mudas da região de Champagne, na França (Tatiana Azeviche)

Mudas da região de Champagne 

O plantio de uva em Morro do Chapéu começou em 2009, na fazenda Santa Maria, estimulada pela ação do Governo do Estado, que importou mudas do fruto da região de Champagne (França), para cultivo na Chapada Diamantina. 

A partir de 2018, a fazenda foi estruturada como vinícola e hoje produz 12 mil garrafas de vinho por ano, recebendo 1,5 mil visitantes por mês. No mesmo ano, foi fundada a Vaz, que se destaca na produção de vinhos associada ao turismo, no município, com média anual de 26 mil garrafas e fluxo mensal de 3 mil visitantes.

“Em dezembro do ano passado, a Rota do Vinho foi lançada pela Setur-BA, em Salvador. Desde então, aumentou bastante a visitação em nossa propriedade, principalmente, do pessoal da capital. É um segmento que só tende a crescer, alavancando o turismo regional”, ressaltou Jairo Vaz, fundador do empreendimento que leva o nome de sua família. As mais recentes são as vinícolas Reconvexo e Sertania, inauguradas na localidade em 2019 e 2024, respectivamente.

Para atrair mais visitantes, o segmento realiza eventos como a Vindima de Verão, a festa da colheita da uva, promovida pela vinícola Vaz, que movimenta serviços turísticos em Morro do Chapéu (Tatiana Azeviche)

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é uma região de serras, um extenso planalto (38 000 km²), que corresponde a 15% do Estado da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Lá estão as maiores altitudes da Região Nordeste do Brasil: o Pico do Barbado (2.033m), Pico do Itobira (1.970m) e o Pico das Almas (1.958m).

Em suas variadas paisagens, com ecossistemas que incluem a caatinga, cerrado, campos rupestres e até ilhas de mata atlântica, existem diversas áreas de proteção ambiental nas três esferas administrativas - federal, estadual e municipal, tais como o Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Parque Estadual do Morro do Chapéu ou a Área de Proteção Ambiental Marimbus-Iraquara.

Sua população estimada é de 395.620 habitantes, sendo Seabra, Morro do Chapéu e Iraquara as três cidades mais populosas. A região apresenta características históricas e culturais peculiares, com repercussão no vocabulário, manifestações religiosas e sociais próprias. Nos últimos anos a Chapada vem produzindo alguns dos melhores cafés brasileiros, e sua economia vem se diversificando além do turismo. [Wikipedia]

@vinicolasantamaria @vinicolavaz @vinicolareconvexo @vinicolasertania @prefeituramorrodochapeu @seturbahia @govba

Acesse a Vinícola Santa Maria>>

Acesse a Vinícola Vaz>>

Acesse a Vinícola Reconvexo>>

Acesse a Vinícola Sertania>>

 

 


Deixe seu Comentário