Logo Agência Cidades
30 mil pontes

A ponte que atravessa as nuvens

Quando estiver em operação, a ponte mais alta do mundo contará com 2.890 metros de extensão e estará a 625 metros de distância até a superfície do rio

22/08/2025 - 13:59 Por Guiyang - Xinhua

A Grande Ponte do Cânion Huajiang, que será a ponte mais alta do mundo após sua conclusão, iniciou os testes de carga, um passo marcante rumo à sua inauguração prevista para setembro (a construção começou em 2022).

Quando entrar em operação, a ponte, com uma extensão de 2.890 metros, localizada na Província de Guizhou, no sudoeste da China, será a ponte mais alta do mundo - medindo 625 metros de tabuleiro até o rio Beipan. 

A ponte, com um vão de 1.420 metros, será também a ponte com o maior vão do mundo em uma área montanhosa. Ela supera a ponte mais alta até então [a Ponte Duge, que cruza o mesmo rio, 200km acima].

Os testes de carga, previstos para durar até domingo, visam verificar a capacidade estrutural e a segurança da ponte, uma parte fundamental da autoestrada Liuzhi-Anlong. Ao todo, 18 caminhões, pesando um total de 630 toneladas, foram mobilizados na quinta-feira. Ao longo do processo de quatro dias, o número de caminhões aumentará gradualmente até atingir uma pressão máxima de 3.300 toneladas.

Mais de 400 sensores foram instalados para monitorar a deformação e a tensão nas torres principais, cabos e tabuleiro da ponte sob diversas condições estáticas e dinâmicas.

"Esses testes são o exame final e mais crítico antes da ponte ser aberta ao tráfego", disse Wu Chaoming, gerente de projetos da empreiteira.

A província de Guizhou é excepcionalmente acidentada e, durante grande parte de sua história, ficou isolada do resto da China por sua topografia. 

Com 92,5% de seu território composto por montanhas e colinas, Guizhou construiu quase 30 mil pontes desde o final da década de 1970, possuindo quase metade das 100 pontes mais altas do mundo.

Espera-se que a Grande Ponte do Cânion Huajiang melhore significativamente o transporte regional e impulsione o desenvolvimento econômico, reforçando a conectividade da região montanhosa.

@chinaxinhuanews @embaixadachina


Deixe seu Comentário