
O Governo do Amazonas, por meio do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, divulgou (08/07) o boletim com informações sobre a cheia no estado.
Até o momento, 133.711 famílias foram afetadas no Amazonas, com aproximadamente 534.829 pessoas impactadas diretamente. As nove calhas do rio Amazonas seguem em processo de cheia, com picos variados previstos entre março e julho.
Conforme os decretos municipais, dos 62 municípios amazonenses, 40 estão em ‘Situação de Emergência’, 18 em ‘Alerta’ e apenas quatro em estado de ‘Normalidade’.

Operação Cheia 2025
A Operação Cheia 2025 foi iniciada, no dia 16 de abril, com o envio de ajuda humanitária para a calha do rio Madeira, atendendo, inicialmente, os municípios de Humaitá, Manicoré e Apuí, as primeiras cidades a decretarem 'Situação de Emergência' em função da cheia.
A Defesa Civil do Estado informa que o monitoramento da cheia é contínuo e realizado pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, responsável por acompanhar os níveis dos rios ao longo de todo o ano.
Com informações da Agência Amazonas.
@governo_do_amazonas @defensoria.am @prefeiturademanaus
Acesse o Boletim Operação Cheia 2025>>
