Logo Agência Cidades
Cara-Crachá

Nova Carteira de Identidade é única em todo o país

Documento agora usa número do CPF, aumenta a segurança da identificação e diminui as chances de fraudes

2/01/2025 - 13:30 Por Wilson Lopes

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está em vigor em todo o país. Dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) mostram que a CIN já foi emitida para 3 milhões de brasileiros.

A nova Carteira de Identidade agora tem padrão nacional e número único para todas as unidades da federação. Ela adota o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), o que aumenta a segurança da identificação dos brasileiros, melhora os cadastros administrativos e diminui as fraudes no Brasil.

A primeira via da CIN é gratuita.

Já as carteiras de identidade antigas terão um prazo de dez anos para serem trocadas.

Para a expedição da carteira de identidade, será exigida do requerente a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento em formato físico, ou digital.

Em caso de dúvida sobre a autenticidade da certidão apresentada, o órgão expedidor poderá exigir a apresentação de outros documentos como a atual carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte e carteira de identificação funcional.

  • A validade do novo documento será de cinco anos, para pessoas até 11 anos de idade;
  • de dez anos, para pessoas com idade de 12 anos completos a 59 anos;
  • e indeterminada, para pessoas com idade a partir de 60 anos.

A versão digital da CIN, que tem um QR Code, vai dar acesso às informações sobre o cidadão e possibilita, também, a integração com outros documentos, como a carteira de motorista digital.

A CIN conecta o ciclo de vida do cidadão desde seu nascimento ao óbito e interrompe a fragmentação de sistemas e informações divergentes, bem como o uso de múltiplos documentos para identificação nas relações do cidadão com o Estado e com o setor privado.

Com informações, Agência Brasil.

@gestaogovbr

Saiba mais em Carteira de Identidade Nacional>


Deixe seu Comentário