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Parceria comercial

Holanda distribui mangas e limões da Bahia e de Pernambuco para a Europa

Reino dos Países Baixos têm acesso rodoviário a 170 milhões de consumidores europeus em até 24 horas

18/04/2024 - 10:53 Por Wilson Lopes

De Den Hoorn, Reino dos Países Baixos - O Reino dos Países Baixos está localizando na Europa ocidental, banhado pelo mar do Norte, e faz fronteira com a Bélgica e a Alemanha. A sua posição estratégica (acesso rodoviário a 170 milhões de consumidores europeus em até 24 horas de Amsterdã ou Roterdã) transformou o país em um grande centro de operações logísticas e distribuição de mercadorias.

Mesmo limitado territorialmente, sendo 204 vezes menor do que o Brasil (41.543km², contra 8.510.000km² do nosso país), os Países Baixos ostentam uma das redes rodoviárias mais densas do mundo. São 139.295km de rodovias, que incluem 2.758km de vias expressas (a malha rodoviária brasileira asfaltada se estende por 213,5 mil quilômetros, conforme a CNT de Rodovias/2023).

O governo local empreende um plano para instalar mais de 200 estações de recarga para veículos elétricos no país, com objetivo de fincar uma estação a pelo menos 50 quilômetros de cada moradia. A rede ferroviária holandesa também é forte e presente, alcançando 3.013km, com mais de 400 estações.

Centro de Distribuição da VDH armazena 120.000 pallets, de onde partem até 75 caminhões diariamente para entregas

Desembaraço alfandegário

Nesse ambiente, a Van Der Helm (VDH), empresa familiar fundada em 1936 em Den Hoorn, se consolidou como uma das principais empresas da cadeia produtiva da logística, incluindo transporte, formalidades alfandegárias, fiscais e armazenamento.

A VDH incluiu na sua lista de clientes as maiores empresas do mundo, mas, também, mantém uma carteira de pequenas empresas, especialmente aquelas voltadas para o comércio eletrônico. “Entregamos desde uma simples caixa a um contêiner”, observa o diretor Global de Logística, Henk Vronn. 

A unidade, de 40.000m², armazena aproximadamente 120.000 pallets e opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, de onde partem até 75 caminhões diariamente para entregas, incluindo 20% delas na porta da casa do consumidor final. 

O modelo de negócio opera como um parceiro comercial que assume todo o processo de importação, desde o desembaraço alfandegário e fiscal, passando pela emissão do pedido, gestão de estoque, empacotamento, despacho e devolução (se for o caso). É o que acontece com a distribuição para a Europa de frutas tropicais (mangas, limões, uvas) de Livramento de Nossa Senhora (BA) e do distrito da Mãe Rosa, em Cabrobó (PE). 

Henk Vronn disse que o mesmo pode acontecer com qualquer produto brasileiro, do agronegócio à confecção. “Nossos armazéns possuem Alvará de Entreposto Aduaneiro. Desta forma, podemos armazenar mercadorias por tempo indeterminado sem ter que pagar taxas de importação e impostos”, explica, ao mostrar o armazenamento de legumes, frutas e alimentos nas câmaras refrigeradas. “Montar, embalar, reembalar e rotular produtos não é problema algum na Van Der Helm”, completa.

Mais informações sobre a VAN DER HELM>
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