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Reportagens

Prefeitura de Madri implanta serviço público de bicicletas elétricas

Sistema conta com 7,5 mil bicicletas, 611 estações e atende a todos os 21 bairros da cidade

22/09/2024 - 14:00 Por Wilson Lopes

Madrid, a capital da Espanha, com 3,3 milhões de habitantes, acaba de se tornar a primeira cidade da Europa a ter um sistema público de aluguel de bicicletas elétricas que opera em todo o município.

O serviço, chamado de ‘bicimad’, nasceu em 2014 atendendo seis bairros (Centro, Salamanca, Arganzuela, Retiro, Moncloa-Aravaca e Chamberí) e contava com 1.560 bicicletas e 123 estações. Revitalizado em março de 2023, o sistema passou a contar com 7,5 mil bicicletas e 611 estações nos 21 bairros da cidade.

Assim, desde o relançamento do sistema, já foram realizadas 5.775.817 viagens com as novas bicicletas azuis, ou seja, quase dois milhões de viagens a mais do que no melhor ano completo até agora (3.895.978 viagens em 2019).

José Luis Martínez-Almeida: consolidação da bicicleta como uma alternativa de mobilidade sustentável 

Mobilidade sustentável

A expansão e renovação tecnológica da bicimad tem sido realizada com o objetivo de estabelecer o sistema de bicicletas públicas elétricas como uma alternativa real e eficaz para a mobilidade sustentável em toda a cidade de Madrid. 

Para a sua concretização, o projeto recebeu financiamento europeu proveniente dos fundos NextGenerationEU, canalizados através do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência. Além disso, enquadra-se como uma medida chave da Estratégia de Sustentabilidade Ambiental Madrid 360 da Câmara Municipal de Madrid, o guia composto por diversas iniciativas que visam reduzir as emissões poluentes da cidade para transformá-la numa capital de referência no compromisso com a sustentabilidade.

Alumínio reciclado

As novas bicicletas elétricas que já circulam pela cidade apresentam algumas das novidades da mobilidade ciclável urbana. São fabricadas em alumínio reciclado e possuem um design manejável, ergonômico e robusto que melhora substancialmente a experiência do usuário. 

O motor tem potência de 250W com câmbio de três marchas. Além disso, possuem freios a tambor evoluídos (tipo rollerbrake) equipados com um sinal luminoso acionado durante a frenagem e um display LCD que mostra a velocidade e o estado da bateria, que, por sua vez, oferece até 70 quilômetros de autonomia.

Quanto às estações, monitorizam as bicicletas atracadas, permitindo analisar permanentemente o seu estado por meio de uma ferramenta de diagnóstico. Da mesma forma, as bases contam com um sistema de backup que atua em caso de problemas no fornecimento de energia elétrica, para que, caso isso ocorra, as estações possam continuar operando. 

Tanto a retirada quanto a devolução das bicicletas são indicadas por um som e três luzes LED (vermelha, amarela e verde) dependendo do seu estado. 

A robustez e a proteção contra vandalismo também estão presentes nas bases, pois a maioria dos componentes do alojamento das ancoragens são feitos de alumínio fundido com pintura eletrostática e aço inoxidável e não possuem ferragens expostas para evitar roubos.

Prioridade para moradores

O sistema de locação é integrado ao MPass, conta única associada a todos os serviços EMT (veículos, estacionamento e bicimad) que permite associar um método de pagamento para pagar viagens ou assinaturas.

Para uso casual, como o turismo, a primeira hora de locação custa 2 euros (R$ 10,66). Para os moradores de Madrid há a opção de se pagar um abono anual de 25 euros (133,25), mais tarifas de uso de 0,50€ (2,67), por hora (até meia hora a tarifa é gratuita). 

“O sucesso do projeto significa a consolidação da bicicleta como uma verdadeira alternativa de mobilidade sustentável em Madrid”, comemora o prefeito José Luis Martínez-Almeida, que estendeu a tarifa gratuita por todo o mês de janeiro.

O Cinturão Verde do Ciclismo circunda a zona urbana de Madrid, com 65 quilômetros de extensão

Cinturão Verde

Além da ‘bicimad’, a Prefeitura de Madri acaba de concluir o ‘Anillo Verde Ciclista’, ou Cinturão Verde do Ciclismo, uma ciclovia com percurso que circunda a zona urbana de Madrid, com 65 quilômetros de extensão.

Ao longo da ciclovia, e a cada quilômetro e meio, existem áreas de descanso dotadas das instalações e serviços como fontes de água, estacionamento para bicicletas, bancos e mapa informativo com referências aos serviços de transporte, rotas alternativas e trilhas de longa distância. 

Ao longo de todo o percurso, o Cinturão Verde conta com uma plataforma exclusiva, totalmente segregada do tráfego de veículos, o que lhe confere um elevado grau de segurança.

A proposta de criação do Cinturão Verde do Ciclismo levou em conta o repovoamento vegetal e recriação paisagística ao longo do percurso, criando um parque linear que liga as áreas verdes às regiões periféricas.

A obra levou quatro anos e custou 50 milhões de euros. Foram plantadas 15 mil árvores e 500 mil arbustos ao longo de seu percurso. Cerca de 80% da construção utilizou material e entulho reciclável. 

Um total de vinte passarelas, pontes e túneis são atravessados ao longo de seu percurso. A menos de 200m da ciclovia há um total de vinte estações de Metrô. 

O tempo médio para percorrê-la de bicicleta é de 4 horas e meia (a 15 km/h), enquanto a caminhada levaria um total de 11 horas (a 6 km/h).

Com informações, Prefeitura de Madri> @madrid @bicimad #bicimad

Bicimad>

Anillo Verde Ciclista>


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