Facilitar a vida do cidadão. Essa é a razão de existir do Conecta Recife, serviço que a Prefeitura disponibiliza, por meio de aplicativo para celular e de um portal na internet, para os 1.488.920 habitantes (Censo/2022) da capital do Pernambuco.
A ferramenta ganhou imunidade durante a vacinação contra a covid-19 e se consolidou como a principal iniciativa tecnológica da Prefeitura do Recife.
Recentemente, foi modernizada e está com uma roupagem mais moderna e com navegação mais simples para o usuário. A atualização segue o modelo de layout do portal de serviços e chega para democratizar ainda mais o acesso do cidadão aos serviços públicos.
Agora, com poucos cliques, é possível buscar os mais de 650 serviços ou informações da Prefeitura.
Com uma linguagem escrita que busca ser mais simples para facilitar o entendimento do cidadão, cada um dos serviços catalogados conta com uma breve descrição, contatos e links que direcionam o usuário diretamente para a solicitação do serviço desejado.
Dentre os temas que podem ser selecionados estão: Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Lazer e Bem-estar, entre outros.
Outra novidade é a opção ‘Mapa’, uma funcionalidade interativa onde o cidadão pode procurar por equipamentos da prefeitura e ver todos os serviços prestados no local.
Seguindo o modelo do portal, a nova versão também conta com serviços específicos para cada persona e/ou público mapeado, dispostos na aba ‘Descubra os serviços que a Prefeitura tem para você’, onde é possível encontrar cursos de qualificação profissional, benefícios para idosos e pessoas com deficiência, serviços para turista, empresário(a), tutor de pet e muito mais.
Além disso, no rodapé do app, está disposta a agenda de eventos, que apresenta diversas atrações que movimentam a cultura da nossa cidade, sejam shows gratuitos ou pagos, tem programação para todos os bolsos.
Devido à grande procura por serviços que não fazem parte da cartela do Executivo Municipal, a plataforma Conecta Recife também está facilitando o acesso do cidadão a iniciativas do Governo do Estado e Governo Federal. O objetivo é hospedar serviços de conta de água, de energia, passagem de metrô e aos poucos tornar o aplicativo um grande agregador que reúna serviços importantes para a população, independentemente se é prestado pelo município.
Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o prefeito João Campos afirmou que a Prefeitura do Recife já está com 87% dos serviços públicos digitalizados e que o aplicativo ‘Conecta Recife’ conta com 1,6 milhão de usuários cadastrados. “Nós invertemos a lógica. É a Prefeitura quem oferece o serviço que o cidadão tem o direito”, ressalta, explicando que o aplicativo avisa sobre a data da vacina da criança, o cartão do idoso, etc.
Serviços que a plataforma do App Conecta Recife também disponibiliza:
- Acelere no Enem, plataforma de estudos para o Enem;
- Votações para escolha de equipamentos nas áreas de lazer da cidade;
- Votações para escolha de bandas e artistas para Carnaval e São João;
- WhatsApp com Inteligência Artificial (IA) para comunicação mais direta com o usuário;
- Eleição para Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife;
- Agenda de Eventos;
- Calendário de Vacinação
- Alerta de chuvas;
- Mapa interativo da cidade;
- Oferta de linhas de crédito para pequenas empresas.
Com informações, Prefeitura do Recife.
O app Conecta Recife está disponível nas lojas virtuais para smartphones, no Google Play e Apple Store.
@prefeiturarecife @joaocampos
Acesse o Conecta Recife>>
Acesse o WhatsApp do Conecta Recife>>