Em 2023, 3.482.786.349 passageiros foram transportados por ônibus que percorreram 4.218.593.472 quilômetros ao redor do país. É o que revela a Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana (Pemob) de 2024, realizada pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades.
O levantamento é realizado anualmente desde 2019 para coletar dados para estabelecer o panorama de mobilidade nas principais concentrações urbanas do país.
A Pemob reúne informações de municípios com população superior a 250 mil habitantes, segundo dados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Das 116 cidades que se enquadram, 70 responderam ao levantamento.
Já entre os governos estaduais, 12 prestaram informações referentes a 29 regiões metropolitanas do país. O objetivo é que os gestores possam planejar e avaliar políticas públicas voltadas para mobilidade com maior assertividade.
Para exemplificar, é como se cada um dos 203.062.512 brasileiros (Censo/2022), houvesse feito 17,15 viagens de ônibus no ano.
Os dados coletados pela Pemob entre municípios apontam que, somados, existem 132.473 pontos de embarque e desembarque, 17.415 frotas de ônibus operacionais e 463,44km de vias dedicadas exclusivas para BRT.
“É um importante instrumento de monitoramento e avaliação, fundamental para qualificar as nossas políticas públicas no setor. Com informações locais, regionalizadas, são importantes para a política tarifária, infraestrutura da mobilidade, nos instrumentos de gestão e na qualidade dos serviços, para garantir que a mobilidade seja acessível, sustentável, segura e eficiente para os brasileiros”, declarou o secretário Denis Andia.
A Pemob é uma iniciativa que faz parte do desenvolvimento do Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (SIMU), para permitir o acesso a uma série de dados e visualizações rápidas do setor de mobilidade urbana no país. Para mais informações, incluindo séries históricas e gráficos com os dados coletados, acesse o levantamento prestado pelos respondentes na íntegra.
Com informações, Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades.
Acesse a Pesquisa Nacional de Mobilidade Urbana - Pemob 2024>>